PI é um número irracional, que não pode ser escrito como um número finito ou repetindo decimais. O valor aproximado é 3,1416 (lembrando que este não é seu valor exato, ele continua.).
Os egípcios sabiam trabalhar muito bem com as razões. Descobriram logo que a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência.
Por definição, " Pi " é a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. " PI " será sempre o mesmo valor não importando o tamanho do círculo.
Matematicamente, escrevemos o número " PI " como: comprimento da circunferência / diâmetro
HISTÓRIAOs primeiros vestígios de uma estimativa de pi , encontram-se do Papiro de Rhind escrito, aproximadamente, em 1700 a .C. , onde se lê : " a área de um circulo é igual a de um quadrado cujo lado é o diâmetro de círculo diminuído de sua nona parte".
Desde muito antes de Cristo, sabe-se que a razão C / D é constante. A procura desta constante foi tarefa árdua de grandes matemáticos ao longo da história.
Os gregos antigos já sabiam que a razão entre a circunferência (comprimento) de um círculo com o seu diâmetro resultava em uma constante ( que hoje chamamos de PI).
Por volta de 200 a .C. , o matemático Arquimedes de Siracusa aproximou PI inscrevendo polígonos em círculos e levando a relação da circunferência do polígono para o raio do círculo ( que também é o raio do polígono). Quanto mais lados no polígono, mais precisa a aproximação, foi a partir desta conclusão que Arquimedes escreveu um livro " A Medida de um Círculo". Neste livro, declara que PI é um número entre 3 10/71 e 3 1/7.O perímetro de uma roda de diâmetro 4 pés é dado por Vitruvius como sendo 121/2 pés, o que dá à PI o valor de 3 . 1/8. Essa aproximação não é tão boa quanto a de Arquimedes, cuja a obra Vitruvius provavelmente pouco conhecida, mas é de grau de precisão aceitável para as aplicações romanas.
Apolônio escreveu uma obra (agora perdida) chamada "Resultado Rápido" que pareceu ter tratado de processos rápidos de calcular p . Nela, diz-se que o autor obteve uma aproximação de p melhor do que a dada por Arquimedes. Provavelmente o valor que conhecemos com 3,1416. Não sabemos como foi obtido esse valor, que apareceu depois de Ptolomeu e na Índia. Na verdade, há mais perguntas não respondidas sobre Apolônio e sua obra do que sobre Euclides e Arquimedes, pois a maior parte de suas obras desapareceram.
Antes do tempo de Viéte havia já muitas aproximações boas e más para a razão da circunferência para o diâmetro de um círculo, tais como a de V.Otho e A.Anthonisk que, independentemente, redescobriram (por volta de 1573) a aproximação 355 / 113 , subtraindo numeradores e denominadores dos valores de Ptolomeu e Arquimedes, 377 / 120 e 22 / 7 respectivamente. Viéte calculou p corretamente a dez algarismos significativos, aparentemente sem conhecer a aproximação ainda melhor de Al- Kashi.
O uso do valor 3 para p na matemática chinesa antiga não chega a ser um argumento para afirmar dependência com relação à Mesopotâmia, especialmente porque a busca de valores mais precisos, desde os primeiros séculos da era cristã, era mais persistente na China que nos demais lugares. Valores como 3.1547 , , 92 / 29 e 142 / 45 são encontrados; e no terceiro século Liu Hui, um importante comendador do "Nove Capítulos", obteve 3.14 usando um polígono de 96 lados e a aproximação 3.14159 considerando um polígono de 3072 lados.
A fascinação dos chineses com o valor de p atingiu o ápice na obra de Tsu Chúng-Chisch (430-501). Um de seus valores era o familiar valor arquimediano 22 / 7, descrito por Tsu como "inexato", seu valor "preciso" era 355 / 113.
O inglês Willian Shanks calculou p com 707 algarismos exatos em 1873. Em 1947 descobriu-se que o cálculo de Shanks errava no 527º algarismo ( e portanto nos seguintes).
Com auxílio de uma pequena máquina manual, o valor de p foi, então calculado com 808 algarismos decimais exatos.
Depois vieram os computadores. Com seu auxílio, em 1967, na França, calculou-se p e, 500.000 algarismos decimais exatos e em 1984, nos Estados Unidos, com mais de dez milhões (precisamente 10.013.395) algarismos exatos.
Os motivos que levam as pessoas a se esforçarem tanto para calcular p com centenas ou milhares de algarismos decimais seriam: o "Livro dos Recordes de Guines"; e testes em computadores ( fazer as máquinas calcularem e comparar resultados).
PI, o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro, é a mais antiga constante matemática que se conhece. E' também um dos poucos objetos matemáticos que, ao ser mencionado, produz reconhecimento e ate mesmo interesse em praticamente qualquer pessoa alfabetizada.
Apesar da antiguidade do nosso conhecimento do PI, ele ainda é fonte de pesquisas em diversas áreas. Com efeito, dentre os objetos matemáticos estudados pelos antigos gregos, há mais de 2 000 anos, Pi é um dos poucos que ainda continua sendo pesquisado: suas propriedades continuam a ser investigadas e procura-se inventar novos e mais poderosos métodos para calcular seu valor, sendo que a divulgação desses resultados constitui uma das raras ocasiões em que vemos a Matemática atingindo os meios de comunicação de massa.
Como uma conseqüência dessa situação, e como uma outra maneira de demonstrar o interesse e fascinação despertados pelo PI, os editores estão sempre a publicar livros dedicados inteiramente ao tema e dirigidos tanto ao grande público como a professores e pesquisadores. Entre os mais recentes, podemos destacar:
- Lennart Berggren (ed) - Pi: A Source BookSpringer Verlag, 2nd ed., NYork, 2000
( nada menos do que 736 paginas! )
- J. P. Delahaye - Le fascinant nombre Pi
Editions Belin / Pour
- J. Arndt - PI, unleashed.
Springer Verlag, NYork, 2000.
eu achei legal os numero do pi
ResponderExcluirwesley
PI e um número finito
ResponderExcluirhigor 8E
AFF,Complicado
ResponderExcluirDeve ser legal calcula o " PI " pena q eu não sei
-_João_-
8B Nº10
aff complicado, mas valeu professor por esplicar oq é PI
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsso é só o começo...
ResponderExcluirAna Paula
achei isso complicado mais deve ser muito legal
ResponderExcluirJuliana Floriano 8°ano C
ResponderExcluirJá tinha ouvindo fala de "PI" mais agora acho mais difícil de entende mais vlw Profª Thiagoo muito obrigada por te falado um pouco sobre "PI"
e mt legal aprender o que e PI e muito bom saber mais é mt dificil...
ResponderExcluirobrigado prof:tiago..........................
Eu achei o pi muitobom
ResponderExcluireu tambem tinha ouvido falar de (pi) mais agora ta mais de ficio .
ResponderExcluirkaique 8 ano d
o pi e muitobom
ResponderExcluiro pi e bom para as pessoas aprender melhor
ResponderExcluir8 d
não importa o tamanho da circuferencia o valor do pi é o mesmo
ResponderExcluiro pi nao e inportante o tamanho o valor do pi e o mesmo
ResponderExcluiro pi e bom para as pessoas aprender melho
ResponderExcluiryuri 8d
Adorei ler sobre o pi nao conhecia muito bem mas depois de ler já estou bem mais informada bejuuuuuuuuuuuus!!!
ResponderExcluirfaremos a experiencia na sala de aula para descobrirmos o numero pi,ai será mais interessante!!!!rsrs
ResponderExcluirtah loco 1:00 hr so pra leh e pra entende che é muito dificil
ResponderExcluiraff
mais é bein legal valeu por postar
achei legal que o pi foi descoberto pelos egipicios
ResponderExcluir8ºd
O ip é muito bom eu gostei de Um número espetacular ele e
ResponderExcluirmuito bom quen le o Um número espetacular vai gosta
o pi é muito bom eu gotos de um número espetacular ele é
ResponderExcluirmuito bom quem le o um número espetacular vai gosta
Muitu importante o "PI" ..
ResponderExcluirNão sabia a Historia ..
Beeijus ...
Raila 8°B
e Natalia Cristina 8°B
AF em professor fiquei mais de 1 hora pra ler e pra entender, eu vou ser bem sincero eu ñ costei muito mais fazer o que se tem que aprender vamos aprender mais valeu
ResponderExcluirLINDÃO LINDÃO
HAUHSUAHAUSHSAUHSAUH
Lindão Lindão Lindão Lindão Lindão Lindão Lindão Lindão Lindão Lindão Lindão LindãoLindão Lindão LindãoLindão Lindão LindãoLindão Lindão Lindão Lindão Lindão LindãoLindão Lindão Lindão
ResponderExcluirUma Duvida:
ResponderExcluirSempre o resultado sera EXATO ?
Profº lindão isso é muito complicadoo para a minha cabeçinha rsrsrsrsrs
ResponderExcluirMais como vc é o melhor professor do mundo eu aprendoo
BJOO LINDÃO !!!!
LARISSA MARTINS 8 B
Nossa professor, poco grande o texto uahsuahsua... Mais deu pra entender tranquilo hehe ^^!!!
ResponderExcluirFicou mtoo legal mesmo...
Vo quere 1 ponto a mais na média viu uashuahsuahus...
Te adoroo professor LINDÃO !!!!
AUSHAUSHAUHSUAH...Professor mais liindo do mundo aushauhsauhs...
Bjookas
Duda 8°B
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm98/icm11/historiadopibotao.htm
ResponderExcluirAEW UM RESUMO DISSO , PELO MENOS AXO Q E UM RESUMO ^^
KKKKKKKKKKKKKKKKK ,ACHEI UM TOPICO DISTO NA GOOGLE O PROFESOR TIRO DE LA , A MSM COISA Q TA AK ,TA LA KKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirprofº lindão
ResponderExcluirachei um poko complicado por ser uma coisa nova pra a gente + com o tempo a gente aprende!!
obs: com o tempo não, com o profº lindão..
kaskei rsrsrsrsrs
bjks de sua aluna querida!
by: isahh ♥
gostei de aprender (pi)é mt legal
ResponderExcluireu nem sabia oq era pi mais depois q o professor tiago ensinou aprendi rapidinho
primeiro pi é uma silabazinha segundo ninguem sabe fazer um blog q preste nessa escola?
ResponderExcluirq saco
flw